Areia ancestral

Adentrando pelos conhecimentos Cokwe, Luchazi e Ngangela no território brasileiro é notório a inviabilização de sua importância ancestral dada pelos povos oriundos da miscigenação. Outrora povos com uma rica divesidade cultural são oprimidos nas salas de aulas, dando lugar ao eurocentrismo "velado".
A problematização deve ser solucionada sobre tudo através do tempo,  nada enraizado é de fácil manuseio. Mas considerando como preliminares a política socio cultural na educação, visando estabelecer um vínculo com a nossa ancestralidade de forma comunicativa e dinâmica nas salas de aula.
As sonas (no singular, uma lusona) uma cultura de  longa tradição , originário do povo Tshokwe, no nordeste da Angola, onde pessoas faziam desenhos matemáticos na areia. Retratavam no final essas figuras,  histórias com suas peculialidades, enriquecidas por sua cultura e dinamizada com conceitos matemáticos. Exemplo de conhecimento de grande utilidade no cotidiano acadêmico, fazendo-se necessário a sua aplicabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho final de universidade e sociedade

Etnomatemática