Pavimentação

Nessa aula aprendi que na pavimentação é necessário cobrir uma superfície plana não podendo deixar regiões sem preenchimento, ou como foi dito em aula não pode haver “buraco”.  No qual alguns polígonos regulares (equiláteros e equiângulos) pavimentam o plano, que são o triângulo, o quadrado e o hexágono. Para contestar se era verdadeiro esta afirmação foi apresentada a fórmula n-2 x 180, no qual n é o número de lados do polígono, se o resultado for divisível por 360 o polígono pavimenta. 
                                                                                                                                                                                             Logo mais vimos que apesar do pentágono regular não pavimentar o plano existe o pentágono equilátero, mas não equiângulo que pavimenta, o famoso pentágono do Cairo. Constatamos a sua existência na própria sala de aula, por ser construída como o próprio, e na prática em que cada estudante teve a oportunidade de fazer o seu pentágono. 
         


Para concluir pavimentação teve ainda como complemento as técnicas de Escher. Em que utilizou-se desta para alcançar formas alternativas e raras com um toque de beleza em suas obras, construindo figuras a partir de triângulos, quadrados e hexágonos. Colocamos também em prática na construção de uma de suas figuras e com pode observar pavimenta.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etnomatemática

Proporção Áurea

Os sons